Sabado, 16 de DEZEMBRO de 2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

homenagem

Tapir Rocha ganha espaço municipalista na AL

por Assessoria Pedro Ruas | Publicada em 28/11/2017 às 10h34| Atualizada em 01/12/2017 às 11h41

O Espaço Municipalista Tapir Rocha foi inaugurado nesta segunda-feira (27.11) no saguão de entrada da Assembleia Legislativa (AL). Numa solenidade que reuniu representantes da comunidade e autoridades de Viamão, pedetistas e petebistas históricos, além de familiares do homenageado, o deputado Pedro Ruas, do Psol, autor da proposição que deu o nome do político viamonense ao Espaço, destacou as qualidades do líder trabalhista enfatizando que “antes de tudo, Tapir Rocha foi uma personalidade que lutou em favor do municipalismo, sempre apontando problemas e soluções capazes de melhorar a vida dos munícipes”.

Pedro Ruas lembrou que aprendeu muito com Tapir Rocha, um líder incontestável, sempre disposto a enfrentar novos desafios. O parlamentar ofereceu a homenagem ao político viamonense e cumprimentou filhos, netos e bisnetos presentes à homenagem. Deputado estadual eleito pelo município de Viamão, onde foi vereador e prefeito, Tapir Rocha foi um grande líder trabalhista viamonense.  Deputado estadual na década de 90, durante o governo trabalhista de Alceu Collares, foi – até os dias atuais - o único líder político de Viamão a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, resultado da militância política iniciada em 1959, quando entrou na Câmara Municipal com a maior votação do município pelo antigo PTB. A trajetória do homenageado foi destacada por Pedro Ruas, pelo filho Leonel Sica da Rocha, atual superintendente legislativo da Al e pelo presidente do Parlamento gaúcho, Edegar Pretto.

Nascido em Porto Alegre, órfão aos oito anos, Tapir construiu sua vida no município vizinho, onde foi engraxate, entregador de jornais, tipógrafo do Correio Rural, motorista de caminhão, taxista e comerciante. Da Câmara, liderou o Movimento dos Agricultores Sem-Terra em Itapuã, onde foi instalado um projeto de reforma agrária durante o governo de Leonel Brizola (1959/1963). Nesta ação política Tapir estreitou amizade com o líder nacionalista, a quem acompanhou no exílio no Uruguai e dedicou o nome de dois dos seus dez filhos, Leonel e Neusa, como homenagem.

 Em sua fala, o presidente da Assembleia enfatizou que os caminhos do seu pai Adão Pretto e de Tapir Rocha se cruzaram “logo que meu pai foi morar em Viamão os dois se encontraram e o Tapir contou que era muito chegado ao Brizola, que inclusive eram compadres. O meu pai, por sua vez, contou que liderou uma cavalgada de Miraguaí até Carazinho, para encontrar Brizola na volta do exílio. Os dois eram brizolistas e mateavam falando de política e naturalmente de Leonel Brizola. Devem estar até hoje nesse tema”, afirmou o presidente da AL. Lembrou aos presentes que a proposição de Pedro Ruas para dar o nome do Espaço Municipalista foi acolhido por todos na Assembleia.

Em seu agradecimento, Leonel Sica da Rocha enfatizou o trabalho do pai que – segundo ele – tinha um grande amor por Viamão, das suas obras. Falou ainda do sofrimento do pai, cassado pela ditadura em seu segundo mandato de vereador em 1964. “Meu pai ficou com marcas das torturas, feitas pelo delegado Pedro Seelig, mas apesar das marcas, nas costas e na cabeça, por causa de torturas, ele nunca mudou sua postura política.”, falou. Leonel ofereceu um quadro em agradecimento a Pedro Ruas: Uma foto na qual Tapir Rocha e Pedro Ruas integram uma mesa de trabalho. A foto foi tirada por Sérgio Néglia, fotografo que prestigiou o ato. Prestigiaram a solenidade, além de familiares e amigos, os deputados federais Afonso Mota e Pompeo de Matos (PDT), o procurador de justiça Vieira da Cunha, o vice prefeito de Viamão Russinho, o vereador do Psol, Guto Lopes, representando a Câmara de Vereadores e Adão Preto Filho (PT).

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS