Sexta-feira, 20 de ABRIL de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

tudão de Viamão

Quem vai presidir a Câmara em 2018?

por Vinicius Ferrari | Publicada em 15/12/2017 às 17h30| Atualizada em 19/12/2017 às 16h13

Junto com o Papai Noel dezembro traz as inevitáveis especulações sobre a nova composição da mesa diretora na Câmara de Vereadores. A sessão que escolhe o próximo mandatário do Legislativo Municipal deve acontecer nas próximas semanas, provavelmente antes do natal.

O vereador Xandão que preside a Casa desde 2016 deverá entregar o posto neste ano pois o regimento interno não permite que o mesmo vereador seja presidente duas vezes na mesma legislatura. Se o acordo firmado no começo do ano perdurar o PSBD deverá ser o escolhido para a missão. O partido começou o ano com três nomes para pleitear esse cargo: Francinei Bonatto, Belamar Pinheiro e Evandro Rodrigues. Evandro já abriu mão de concorrer, já Belamar e Francinei precisaram decidir quem seria a indicação do partido em uma plenária. Francinei é o nome do PSDB para presidir o legislativo em 2018 e a chapa já contaria com o apoio de 13 vereadores.

Havia um clima de incerteza na Câmara acerca deste acordo firmado em janeiro. Se tudo correr como o esperado para a base em 2019 o PP de André Gutierres e Nadim Harfouche assumem a Câmara e o PSB de Katofa e Dilamar de Jesus em 2020. Isso se o acordo for respeitado pois a lista de possíveis presidenciáveis é grande e não é uma tarefa fácil fazer a costura política necessária para a eleição. O responsável por estas conversas sempre foi o ex-vereador Dédo Machado que presidiu a casa em 2015, fez a cama para Xandão se deitar em 2016 e participou ativamente das tratativas da reeleição do vereador do PRB neste ano. Pelo menos por enquanto Dédo tem sido visto pouco na casa, o que pode explicar este clima de instabilidade dos últimos dias. Falava-se até em uma corrente de vereadores correndo por fora, tentando articular uma possível chapa 2.

Ao menos que tudo vire de lugar nos próximos dias o novo presidente do legislativo deverá ser Francinei Bonatto do PSDB. Ou não... vai saber.

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS