Segunda, 16 de JULHO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

poder

Francinei Bonatto: o mais jovem presidente da Câmara

por Vinicius Ferrari | Publicada em 19/12/2017 às 17h39| Atualizada em 22/12/2017 às 14h01

Tudo saiu como o planejado e sem grandes reviravoltas, o sobrinho do ex-prefeito Valdir Bonatto é o novo presidente do legislativo municipal. Com chapa única, que recebeu um voto contrário do vereador Guto Lopes e três abstenções (Pox, Adão Pretto e Armando), Francinei Bonatto (PSDB) tornou-se presidente da Câmara Municipal de Viamão graças a um acordo entre as maiores bancadas da Casa e uma disputa interna dentro do partido. 

No início deste ano os partidos convencionaram que o primeiro ano de legislatura seria presidido pelo PRB de Xandão Gomes, o segundo ano pelo PSDB, o terceiro pelo PP e o último ano pelo PSB. Para ser o escolhido do partido para a eleição, Francinei precisou colocar seu nome para avaliação do diretório do partido, junto com o da vereadora Belamar Pinheiro, que também queria ocupar o posto. Resolvido o entrave partidário, no plenário foi tudo mais fácil. Foi a própria vereadora Belamar quem entregou o documento, de inscrição da chapa em um gesto que mostra que a disputa interna não  rachou o partido. 

Ter um tucano ocupando a cadeira de mandatário do legislativo é muito significativo para o PSDB de André Pacheco e Valdir Bonatto, que há mais de dez anos, desde Valmir Moura não elegia ninguém para o cargo. O partido que não tinha nenhum vereador na Casa em 2011 conseguiu acabar com o jejum elegendo Plínio Tiquino na Câmara e Bonatto (o tio) na prefeitura em 2012 e se reconsolidou de vez com André Pacheco na prefeitura e cinco vereadores no legislativo em 2016.  Agora elege seu presidente, Francinei Bonatto, que aos 28 anos passa a ser o mais jovem presidente do legislativo viamonense da história (curiosidade: o 2º mais jovem foi o já falecido Bebeto que presidiu a Casa com 30 anos em 1977). 

Natural de Frederico Westphalen, Francinei se mudou ainda muito jovem para Viamão e trabalhou por anos na rede Cesi de ensino, do tio Valdir. É graduado em Administração pela PUCRS e em 2016 foi eleito vereador com a terceira maior votação do município: 2013 votos.

 

Como fica a mesa diretora em 2018:
 
Presidente: Francinei Bonatto - PSDB
1° Vice-presidente: Sérgio Ângelo - PV
2° Vice-presidente: Joãozinho da Saúde - PMDB
1° Secretário: Márcio Katofa - PSB
2° Secretário: Dieguinho Santos - PSD.

 

Confira o discurso do vereador:

 

 

 

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS