Sexta-feira, 25 de MAIO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

das redes

Prefeitura corta árvores da Praça Santa Isabel

por Vinicius Ferrari | Publicada em 17/01/2018 às 16h50| Atualizada em 23/01/2018 às 17h16

No começo desta semana os grupos da cidade no Facebook foram tomados por uma nova polêmica: o corte das árvores na praça da Santa Isabel. Vídeos e fotos dos funcionários da Prefeitura trabalhando na remoção das árvores receberam críticas pesadas da população e da classe política. Teve gente até lembrando da reforma da praça da Matriz, no centro de Viamão, quando o governo do ex-prefeito Alex Boscaini retirou as árvores da praça para dar lugar a um grande amontoado de pedras  portuguesas com cimento: uma visão cinza que pouco agradou os frequentadores.

A revitalização da praça Liberdade, na Santa Isabel, foi apresentada a comunidade em dezembro de 2016, ainda no Governo Bonatto. Na época a grande polêmica do projeto era a presença de espaço para lojistas se instalarem, em forma de concessão pública. Um pouco mais de um ano depois o corte das árvores chocou os moradores da região. Mas por quê?

 

Com a palavra a Prefeitura de Viamão

“A imagem de uma árvore no chão, seja por desastre natural ou por intermédio humano é sempre desagradável. Porém, os danos que as mesmas podem causar quando não estão em seu estado pleno, e quando não são adequadas para o local onde foram plantadas, também podem colocar em risco a segurança das pessoas e danificar patrimônios públicos e privados.

Devido a fatores como esses, a Prefeitura realizou, no dia 16 de janeiro, a poda e o corte de algumas árvores exóticas e nativas, na praça da Santa Isabel. Toda a ação só foi realizada após autorização florestal e avaliação de técnicos do meio ambiente, na qual foi constatado que algumas apresentavam risco de queda, pela infestação de parasitas, e também por serem espécies invasoras. Outras estavam levantando as calçadas e o asfalto, causando não só danos ao patrimônio, mas colocando em risco a integridade das pessoas que circulam pela região. Também foi levado em consideração o risco das mesmas caírem em cima de propriedade privada, como casas e carros.

Ainda de acordo com a Lei Municipal 4.415/2015, os cortes realizados serão supridos através do plantio de novas mudas, com menor volume de copa, e de menor porte no canteiro central. Estas novas árvores também são adequadas para a revitalização da praça e ajudarão a manter o local mais seguro, permitindo também maior visão, facilitando a vigilância da região, através de câmeras instaladas e ronda da guarda, e Brigada Militar.” – Diz a nota da PMV.

 

 

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS