Domingo, 15 de SETEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

poder

Prefeito:

por Vinicius Ferrari | Publicada em 19/01/2019 às 15h34| Atualizada em 25/01/2019 às 15h54

Em um pronunciamento nas redes sociais o prefeito André Pacheco (PSDB) agradeceu o trabalho desempenhado pelos sete membros do seu partido que ocupavam cargos do primeiro escalão do governo municipal e pediram para sair na última quinta-feira, 17.

A nota, que você no rodapé deste texto, deseja sorte aos ex-subordinados, e reintera seu compromisso com todos os viamonenses, não só aqueles que votaram nele. A manifestação vem depois de duas notas bombásticas divulgadas pelo PSDB, informando a saída do partido do governo e a destituição de André Pacheco como representante do projeto Mudança de Verdade, que elegeu Bonatto e André em 2012 e André e Russinho em 2016. É claro que o racha entre os tucanos provocou um reboliço na internet. Teve vereador soltando "Eu avisei" em coro, oposição fazendo vídeo com o gabinete do prefeito ao fundo e várias manifestações de políticos e palpiteiros no Facebook.

 

Leia também

PSDB anuncia saída do governo André Pacheco

Secretários municipais do PSDB pedem para sair​

 

André Pacheco usou a nota para lamentar as acusações de seu partido, principalmente de que ele é o responsável pela falta de iluminação e serviços públicos. Na nota, Pacheco afirma que os secretários que saíram também faziam parte da administração e que poderiam, e deveriam, ter ajudado a resolver estes problemas.

Enfim, como todo o casamento que acaba, este divórcio deixa mágoas, acusações e ressentimentos. Pacheco finaliza prometendo novos secretáris com perfil técnico. Confira a nota.

 

 

 

DESDE 2016, MEU COMPROMISSO É COM 100% DA POPULAÇÃO VIAMONENSE

Depois de contribuir como vice-prefeito na gestão passada, recebi de quase 60% dos viamonenses a oportunidade de gerir a nossa cidade e dar sequência ao satisfatório trabalho que vínhamos realizando. Vínhamos, no plural, pois uma cidade com as dimensões de Viamão não se administra sozinho. É preciso ter capacidade de diálogo, simplicidade para aceitar as falhas e humildade para ouvir sugestões do próximo. Afinal, uma cidade, antes de tudo, é feita por pessoas e a participação delas. E vou além: a gestão pública deve ser para elas.

É por essa razão que eu, André Pacheco, a partir de 2016, deixei de ter compromisso com meus eleitores, com quem me aprova, para ter com 100% do povo viamonense, seja quem votou, ou não, em mim. É assim que funciona a democracia: fui escolhido por uma maioria, mas governo para todos, sem exceção!

Dessa forma, eu lamento, porém agradeço a participação dos secretários que, por livre e espontânea vontade, decidiram não mais fazer parte de nossa administração. Espero que eles, com o mesmo êxito que tiveram dentro da Prefeitura de Viamão, possam desempenhar as suas capacidades respirando outros ares, como se diz. Eu não conheço a palavra crise. Sempre leio ela dizendo oportunidade. E assim vejo o momento atual.

Aproveitarei o início do ano de 2019 para recompor as secretarias que hoje estão vagas contemplando-as com pessoas que tenham características de gestão e de capacidade técnica nas suas áreas de atuação. Faremos uma renovação exatamente na metade de nosso governo, reavaliando os resultados até então apresentados e buscado sempre o avanço e desenvolvimento da nossa cidade. Parece-me que a política no Brasil, como um todo, vem tomando esse rumo, valorizando a gestão de resultados, com planejamento e metas claras. É isso que a população mostrou nas eleições do ano passado e aqui em Viamão não é diferente.

Infelizmente, ao informar os viamonenses sobre a saída dos então secretários, meu próprio partido listou uma série de problemas na cidade, como falta de luz nos postes ou buracos e necessidade de asfalto nas ruas. Centralizaram todos os problemas de Viamão na figura de uma pessoa, no caso, eu, sendo que as mesmas que saíram também estavam aqui dentro para ajudar a resolver esses mesmos problemas. Além disso, eles não surgiram em 2016. Eles vêm de antes.

No entanto, como eu fazia parte da gestão Mudança de Verdade, sempre me abstive de críticas. Elas não servem para construir nada, apenas destruir e desmotivar. Ofereci o meu trabalho como vice e, agora, prefeito. Nunca deleguei a outros uma responsabilidade que fosse minha. Um exemplo notório disso foi quando, no ano passado, estourou a crise de segurança na cidade e, no outro dia, eu estava no Palácio Piratini dialogando com o então governador Sartori e seu secretário de segurança pública, Cézar Schirmer. O resultado? Mais efetivo da Brigada Militar, construção de nova sede para o 18º BPM, reforma da sede da Polícia Civil e zeramos o número de feminicídios na cidade. Diante da maior crise em minha gestão, e reconheço ela, tomei providências e elas apresentaram resultados rápidos.

Agora, não será diferente. Eu seguirei disposto a conversar com quem quiser oferecer o seu melhor a Viamão, exatamente como eu fiz desde o ano de 2012, onde ajudei a construir a mudança de verdade que aconteceu na cidade, sem desmerecer ou diminuir ninguém que disso também fizesse parte. Todas as transformações sejam para o bem, ou o mal, são feitas pela coletividade, nunca por uma unidade.

Agradeço a colaboração de cada secretário até aqui, porém, destaco que tomaremos um novo rumo para que a mudança seja, ainda mais, uma realidade, com foco nas pessoas e ampliando a capacidade de diálogo, que faz da política um exercício democrático e necessário.

Essa imagem ilustra com muito detalhe, com quem é o meu compromisso nessa cidade.

Obrigado, viamonenses, pela solidariedade e confiança.

André Pacheco.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS