Quinta-feira, 18 de ABRIL de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

e agora, André?

Para qual partido vai o prefeito?

por Vinicius Ferrari | Publicada em 11/02/2019 às 10h53| Atualizada em 14/02/2019 às 10h44

O sistema eleitoral americano é um dois mais complexos que se tem notícia e eu nunca entendi muito bem como funciona essa história de pluripartidarismo que na prática é bipartidário, com a eterna luta entre Democratas e Republicanos. O que se sabe é que, embora dificulte muito o êxito de uma eleição, existe a possibilidade de candidaturas avulsas, para todos os cargos inclusive o de presidente da república.

 

No Brasil da burocracia as candidaturas avulsas nunca existiram, embora conforme reportagem publicada na revista Piauí, cada vez mais brasileiros tentam uma brecha legal para isso em todas as eleições. Entretanto, não há nenhum sinal dos supremos de que isso irá mudar, pelo menos não a curto prazo,  sem  antes existir uma boa reforma eleitoral, que já é prometida há algumas eleições. 

 

Com esta contextualização breve vamos a um fato: O prefeito André Pacheco vai ter que encontrar um partido, se quiser concorrer nas próximas eleições, no ano que vem e o objetivo deste artigo é justamente provocar esta reflexão nos nossos leitores: qual será o partido escolhido por André Pacheco para concorrer em 2020?


AS OPÇÕES

 

MDB | O bom filho à casa torna? Se André Pacheco resolver embarcar no MDB, estaria apenas retornando ao partido que o elegeu vice-prefeito em 2012, quando o cabeça de chapa era Bonatto. O prefeito trocou o partido de Sarico pelo PSDB para concorrer a prefeito em 2016, em uma dobradinha com Vadir Jorge Elias, o Russinho, que inclusive usou sua conta no Facebook para tecer elogios ao prefeito e demonstrar apoio nestes tempos difíceis. Vale deixar claro que quando saiu do MDB, André não saiu batendo porta, pelo contrário, tanto que MDB continuou com a vaga de vice em sua chapa. 

 

Progressistas | A legenda dos ex-pepistas e agora progressistas poderia ser uma das alternativas para André Pacheco. Com linha de atuação e ideológica bem semelhante ao PSDB, o Progressistas seria uma boa nova casa para o prefeito. Se Pacheco for realmente para os Progressistas quem ganha moral dentro do partido é o vereador Nadim Harfouche, que se reaproximou de André Pacheco desde que ninho dos tucanos entrou em guerra. 

 

PTB | Aí é mais complicado, porém não impossível. Não é novidade para ninguém que os trabalhistas brasileiros estão rachados no município, com Guguzinho de um lado e Eraldo Roggia de outro, dificilmente com os dois votando juntos em algum projeto na Câmara. Com a benção, e presença, do pai Gugu Streit, Guguzinho se lançou candidato a presidente da Câmara em dezembro como como representante de André Pacheco. Não ganhou, mas mostrou a proximidade entre os Streits e Pacheco, que uma semana depois recebeu o vereador e o deputado federal Maurício Dziedricki em seu gabinete. É claro que não quer dizer que o prefeito vá para o PTB, pois dentre as opções é o partido mais a parte ideologicamente da linha adotada pelo prefeito, mas pode ser uma possibilidade.

 

PSL | Na última eleição, com a figura de Jair Bolsonaro, o PSL garantiu muitas cadeiras na Câmara Federal, Senado e Assembleias para os seus corrilegionários e tudo leva a crer que não será diferente nas eleições municipais do ano que vem. Chega a ser engraçado observar a roda da política rodando... Uns três anos atrás apareceu um camarada aqui na Câmara, com um terno alinhado e cabelo milimetricamente alinhado falando sobre a tal "renovação do PSL", que estava virando Livres. O rapaz usou a tribuna popular em uma sessão para falar sobre o projeto e poucos foram os vereadores que realmente prestaram a atenção no discurso dele. PSL? Tá bom. Com filiação de Jair Bolsonaro o grupo do Livres mandou nota para a imprensa, dizendo que não concordava com a chegada do clã Bolsonaro no partido e anunciaram a separação do grupo. Nos dias de hoje é difícil pensar em algum político de direita que não tenha pensado, seriamente, em sair de seu partido e embarcar na onda Bolsonariana. Esta não seria uma saída perfeita para André Pacheco? Não só seria como é. O PSL, pelo menos pelos próximos quatro anos estará no centro das atenções, e em um município que deu vitória ao Mito, não seria má ideia estruturar o PSL em Viamão e ser o ambaixador do capitão no município. Se não for André Pacheco, alguém vai ocupar este espaço. Ta okay? 

 

PSD | Para ser justo ainda tem o PSD, de Gilberto Kassab a nível nacional e de Maninho Fauri e Dieguinho aqui no município. Dieguinho votou em André Gutierres na eleição da mesa diretora, mas uma semana depois estava posando ao lado do prefeito na foto da nota distribuída com os nomes da nova base de Pacheco na Câmara. A fidelidade de Maninho Fauri ao prefeito poderia contar pontos para um possível embarque de Pacheco no partido. Quem sabe? 

 

É CLARO que a decisão cabe unicamente ao prefeito André Pacheco, que pode olhar para esta lista e dar risada e acabar embarcando no PSOL ou no PT, por exemplo, mas é bem improvável. Dos partidos da Câmara, que fazem parte de sua base, não consigo enxergar outra opção para Pacheco e dos não mencionados e fora da CMV, talvez o DEM. Mas o DEM no município não tem força, pelo menos não por enquanto, vai saber quanta água pode rolar até outubro de 2020. 

 

A última opção é André Pacheco não ir para lugar nenhum. Continuar trabalhando de forma independente na Prefeitura, encerrar seu mandato e focar em seus negócios. Quem sabe?

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS