Quinta-feira, 05 de DEZEMBRO de 2019

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

house of cards

URGENTE | Juiz manda suspender CPI da Organização Criminosa

por Vinicius Ferrari | Publicada em 22/03/2019 às 19h43| Atualizada em 24/03/2019 às 20h34

A política viamonense anda tão movimentada que nem o #sextou da redação é respeitado. Agora a pouco o juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Viamão, Cláudio Edel Ligório Fagundes, mandou suspender a CPI da Organização Criminosa, presidida pelo vereador Guto Lopes (PSOL) e que apurava na Câmara a existência de uma suposta organização criminosa que agiria na prefeitura de Viamão. 

A denúncia foi apresentada pelo prefeito André Pacheco em um programa de TV, pouco tempo depois de Pacheco romper com seu antecessor Vadir Bonatto (PSDB). O atual prefeito de Viamão acusa o ex de chefiar uma organização criminosa dentro da prefeitura que agiria com o objetivo de atrapalhar seu governo, além de favorecer empresas amigas. 

A ação para sustar a CPI foi impretada pelo ex-chefe de gabinete Rafael Bortoletti. O Juiz Cláudio Edel Ligório Fagundes argumenta em seu despacho, entre outras coisas, que "há excessiva generalidade no requerimento que instaura a CPI". Ou seja, para o magistrado o requerimento 008/2019 que instaura a CPI não especifica quais fatos irá apurar, o que seria obrigatório segundo a constituição federal. 

O arquivo com a decisão do magistrado na íntegra pode ser lido aqui.

A reportagem procurou o presidente da CPI, vereador Guto Lopes, que declarou que até o fechamento desta matéria não havia recebido notificação da Câmara, e que somente neste final de semana os membros da comissão tem mais de 4000 páginas de processo para analisar. 

- Caso a CPI seja de fato suspensa, devemos procurar as autoridades policiais, judiciárias e do Ministério Público para reportar todas as denúncias, indícios e provas já levantadas - afirmou Guto. 

A qualquer momento, mais informações. 

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS