Sexta-feira, 17 de AGOSTO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

melhor idade

Idosos de Itapuã fazem caminhada 2x por semana

por Assessoria PMV | Publicada em 19/02/2018 às 13h34| Atualizada em 22/02/2018 às 16h29

Que tal participar de caminhadas semanais pelas ruas de Itapuã? A atividade além de aproximar as pessoas, melhora a autoestima, combate o sedentarismo, a obesidade e previne outras doenças. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Itapuã realiza, nas manhãs de terças e quintas, caminhadas com um grupo de idosos. A ação é comandada pelo médico da UBS, Edwin Almicar, com a colaboração dos agentes comunitários de saúde.

O grupo, que existe há quatro anos, conta hoje com a participação média de 50 pessoas e, durante esse tempo, só tem beneficiado os participantes.

A moradora da região, Maria Eloir Mezetti, encontra os amigos em frente à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e parte para mais uma divertida e saudável caminhada. Ela participa do grupo há três anos, não perde uma atividade. “O médico tem uma atenção especial com a gente, ele cuida e demonstra interesse. Sinto falta quando não venho participar.”

Almicar explica que o exercício ajuda no equilíbrio e ameniza as dores nas costas. O médico ressalta ainda que os idosos recebem atenção médica durante o passeio. “Eles ganham uma atenção que não é diferenciada, mas, digamos, que é o mais próximo disso, pois conhecemos os participante e sabemos os problemas de cada um”, explica o doutor.

Almicar ressalta também que o papel dos agentes comunitários de saúde é muito importante dentro desse projeto. “O agente faz seu trabalho como deve ser feito, e a disponibilidade do pessoal é fundamental. No momento do alongamento e durante a caminhada, eles fazem anotações sobre o requerimento de cada um e vão me passando essas informações. Existe um envolvimento direto dos profissionais da Unidade de Saúde com o grupo." Para o médico da Estratégia Saúde da Família, mesmo que a participação no grupo seja voluntária, o segredo para manter o sucesso do projeto se dá através da rotina e da disciplina.

 

Sobre as caminhadas

As caminhadas acontecem duas vezes na semana, sempre as terças e quintas-feiras, e o trajeto possui aproximadamente 3 km. Normalmente, a caminhada é feita nas ruas menos movimentadas e a conversa costuma ser lei durante o trajeto - é fundamental para a respiração. Almicar ressalta que apesar de ser uma atividade física onde se perde peso, a questão vai muito mais além. "Não é só perder peso, é melhorar a força muscular, melhorar a autoestima, controle de diabetes e controle de pressão arterial”. Ao final dos exercícios, os participantes podem passar na UBS para medir a pressão arterial.

 

 

O prefeito, André Pacheco, em conversa com os usuários expressa que “o carinho e o cuidado aplicado pelos profissionais nessas atividades demonstram o esforço que temos feito para melhorar dia após dia os atendimentos em saúde”, Finaliza.

 

 

Administrativo/comercial
51 3046-6114 - Ramal: 200
Redação
51 3046-6114 - Ramal: 202

redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari - repórter
Guilherme Klamt - repórter/imagens
Silvestre Silva Santos - editor/economia
Maiara Tierling - administrativo/comercial
Rosângela Ilha - diretora
Roberto Gomes - diretor
Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS