Segunda, 15 de OUTUBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

atividade física

Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal, aplica a iniciativa em escolas da rede pública municipal. Foto: Ana Carolina de Campos

Iniciação Esportiva combate sobrepeso em crianças de Viamão

por Tainá Rios | Publicada em 19/09/2018 às 13h38| Atualizada em 03/10/2018 às 18h24

Para os brasileiros, o futebol é sinônimo de lazer e entretenimento, mas para as crianças da rede pública de Viamão é motivo de saúde e renovação. Desde o mês de maio, uma grande parceria entre público e privado vem ajudando jovens a vencerem a obesidade e o sedentarismo. O projeto Iniciação Esportivas é uma cooperação entre o Sistema Fecomércio/Sesc e a Secretaria de Educação de Viamão e tem como objetivo colocar o esporte como fator de transformação social e instrumento para uma vida saudável.

A iniciativa foi da Secretaria de Educação após analisar os dados de sobrepeso e obesidade entre as crianças viamonenses. Para obter boas resultados, a escola Sesc Viamão oferece gratuitamente aulas de futsal, vôlei, basquete e handebol às escolas participantes. Estão inscritas no projeto a escola de ensino infantil Possidônio da Cunha e as escolas de ensino fundamental São Tomé, Santa Isabel, Frederico Dhil, Sargento Raymundo e Monteiro Lobato. Além da pratica de esportes, os exercícios auxiliam na melhora dos aspectos psicomotores e reduzem o índice de massa corporal.

Para o secretário de Educação de Viamão, Carlos Bennech, trabalhar a questão da obesidade na infância é oportunizar as nossas crianças e famílias uma nova vida.

- Uma alimentação saudável unida com a atividade física tem um resultado significativo na perda de gordura corporal. Realizar este projeto com o Sesc Viamão possibilita em curto espaço de tempo uma política pública cada vez mais eficaz – destaca Carlos Bennech.

A experiência nas escolas

A prática de esportes iniciou recentemente na Escola Municipal de Ensino Infantil Possidônio da Cunha. As crianças de quatro a cinco anos serão divididas em três grupos e poderão se exercitar durante as aulas no período de 45min. Segundo a diretora da escola, Ana Carolina de Campos, já foram realizados os protocolos de medidas, como perímetro, envergadura e flexibilidade.

 - Após isso, comunicamos aos pais a importância desse projeto, orientamos nas questões do uso de roupas e calçados adequados e se todos os alunos teriam condições de saúde para realizar as atividades – completa a diretora.

O projeto Iniciação Esportiva começou por meio de outro projeto do Sistema Fecomércio/Sesc, o Sorrindo para o futuro. Os alunos receberam dois especialistas e realizaram uma avaliação com medida e pesagem. Logo após essa ação, ficou constatado que o índice de sobrepeso e obesidade estava muito alto entre os alunos. A diretora também acredita que essas atividades auxiliam os alunos nos desafios corporais, principalmente os que envolvem ações cognitivas, afetivas e motoras. Para Ana Carolina, a iniciativa é um grande presente para os pequenos.

- Recebo esse projeto como um presente, pois sentia a falta de uma atividade física mais ampla na escola – é também o tema do meu trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física. Os alunos amam esse tipo de atividades! Adoram sair um pouco da rotina – explica.

Como tudo começou

A primeira etapa do projeto Iniciação Esportivas foi realizada com a avaliação física dos alunos da rede municipal de ensino da cidade, ao todo foram 901 crianças avaliadas. Conforme a técnica em Saúde Bucal do Sesc Viamão, Amanda Vieira Leandro, o percentual de crianças acima do peso na cidade é de 58%, mais da metade das 14 mil participantes.

- Com a implementação da Iniciação Esportiva, queremos reduzir o índice de sobrepeso, obesidade e ainda levar diversão para estas crianças – acrescenta Amanda.

As avaliações utilizaram dados de peso e estatura, a fim de obter o Índice de Massa Corpórea (IMC). Outro protocolo utilizado foi o Projeto Esporte Brasil (Proesp), que é um observatório permanente de indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal, motor e do estado nutricional de crianças e jovens entre 6 e 17 anos. Com o objetivo de auxiliar os professores de Educação Física na avaliação desses indicadores, o Proesp propõe, através de um método, a realização de programa cujas medidas e testes podem ser realizados na maioria das escolas brasileiras.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS