Quarta-feira, 14 de NOVEMBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

saúde bucal

Viamão na Semana Nacional da Saúde Bucal

por Redação | Publicada em 05/11/2018 às 16h28| Atualizada em 07/11/2018 às 16h59

De 5 a 9 de novembro acontece a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal no país. O período, previsto na Lei nº 13.230/2015, é realizado sempre na primeira semana de novembro com objetivo de estimular junto aos gestores e à população, ações preventivas, campanhas educativas, e apoios a atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil.

O câncer de boca está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Dentes saudáveis desde pequeno

Em Viamão, as atividades iniciaram no dia 25 de outubro, em homenagem ao Dia do Dentista. A rede pública de saúde do município tem profissionais capacitados para atender todas as idades, pois os cuidados com a saúde bucal devem iniciar ainda com o surgimento dos primeiros dentes.

Na Unidade Básica de Saúde Vila Elza, o odontólogo Bernardo Kern, se prepara para atender o universo infantil e tornarem a consulta agradável. O ajudante é o personagem Tigrão, um tigre de pelúcia que tem uma boca enorme, que abre e fecha e com a ajuda de uma escova de dente gigante faz o trabalho de escovação. Primeiro, o dentista mostra como é feita a higiene e, depois, é a criança quem faz a escovação no Tigrão.  O pequeno paciente, de 5 anos, Bernardo Bragança, já frequenta o consultório há dois anos e conhece bem os cuidados com a higiene bucal: escovar os dentes após as refeições, passar o fio dental e comer menos balas, doces, refrigerantes e salgadinhos. Para Michele Bragança, mãe do pequeno paciente, a visita ao dentista faz toda a diferença e o ajuda a relembrar os cuidados e hábitos bucais.

As crianças viamonenses precisam agendar a primeira consulta ao dentista por meio do Viamão Saúde, no telefone 0800.642.4440. As demais consultas podem ser realizadas nas unidades perto de casa.

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS