Terça-feira, 07 de ABRIL de 2020

Publicidade

Facebook

Opinião

Coluna da Ana D´Avila: A guardiã

Publicada em 24/03/2020 às 00h| Atualizada em 26/03/2020 às 13h29

A praia estava vazia. Já não comportava àquela alegria do verão. Dois pássaros sobrevoavam a areia num bailado só inteligível para poetas e apaixonados. Um era branco e outro negro. Pareciam divertirem-se.

 Duas moças cruzam a extensão do calçadão rumo ao mar. Um apito soou ao longe. Era a guardiã da praia alertando para que elas não transpusessem a areia. A guardiã era bonita e jovem. Bronzeada e atenciosa. Mas pregava a limitação. Útil em tempos de guerra.

Seguia seu trabalho alertando as pessoas de que a praia estava proibida. Tristes dias hodiernos! Destes de vacinas, remédios que ainda não curam e confinamentos. Tem pessoas que são claustrofóbicas. Como resistir a estes chamamentos de ficar em casa trancados?

A terceira guerra mundial, diziam, seria atípica. E parece que está sendo. Não existe um inimigo declarado. Ele é invisível. Pode estar na sola do seu sapato. Ou na fronha de teus sonos. Ou na maçaneta da porta. "Tempos bicudos", dizia o poeta Mário Quintana. A afirmação dele corresponde totalmente aos dias deste março de 2020.

Mas a guardiã da praia zelava pelos visitantes.Ela queria que eles se cuidassem, preservassem a sua saúde. Todos a obedeceram. Não poderia ser de outro jeito. Ela pertencia à Brigada Militar. Poderia até dar ordens de prisão para quem não concordasse em abandonar a praia.

Que neste dia, igual a ela, estava muito bonito. Mar verde, areia branquinha e um vento morno que não escabelava ninguém. Nem a própria guardiã. Que seguiu em passos lentos  pela beira-mar. Seus cabelos, distanciando-se, ficaram da cor do ouro, com o sol refletindo em sua cabeça.

Últimas Ana D Ávila

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
cristiano@grupocg.com.br

Rafael Martinelli

Editor
rafael@grupocg.com.br

Roberto Gomes

Diretor
roberto@grupocg.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS