Sexta-feira, 05 de MARÇO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Alerta

Aulas suspensas e atenção máxima: o resumo do dia em que o corona começa a parar a região

por Cristiano Abreu | Publicada em 16/03/2020 às 00h| Atualizada em 13/04/2020 às 23h22

Para retardar o avanço do coronavírus, autoridades de Saúde do Rio Grande do Sul estão adotando uma série de medidas emergenciais. Na região, as prefeituras de Cachoeirinha e Viamão anunciaram nesta segunda-feira (16) a suspensão das aulas da rede municipal. Gravataí realiza reunião nesta tarde para definir se interrompe o calendário escolar.

O Diário de Viamão preparou um resumão, atualizando as principais informações do momento sobre o covid-19:

 

Cachoeirinha

No fim da manhã, o prefeito de Cachoeirinha realizou transmissão em vídeo pelo Facebook. Ao lado do secretário de Saúde, Dyego Matielo, Miki Breier informou que as atividades nas escolas municipais estão paralisadas até o dia 30 de março.

Para evitar aglomerações, o município já havia publicado decreto na sexta-feira, cancelando eventos oficiais. Nesta manhã o chefe do Executivo sugeriu que a população adote medidas semelhantes, adiando aniversários e outras reuniões públicas, como eventos esportivos e religiosos.

Miki fez um apelo para que pessoas com idade acima de 60 anos, por serem mais vulneráveis ao covid-19, permaneçam em casa o máximo possível nos próximos 14 dias.

O secretário Dyego Matielo destacou que pacientes com febre, tosse e dificuldade para respirar devem procurar a UPA (Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, 1301 - Bairro Jardim do Bosque).

- Quem entra (na UPA) com os sintomas é atendido com prioridade e isolado para coleta de material para diagnóstico - resumiu.

Vale reforçar que não há casos confirmados da doença em Cachoeirinha.

 

Viamão

 

Na manhã desta segunda-feira, a prefeitura de Viamão também suspendeu as aulas na rede municipal de 17 a 29 de março, e cancelou eventos coletivos. Atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal que impliquem a aglomeração de pessoas, a participação de servidores públicos municipais em eventos ou em viagens internacionais ou interestaduais também foram canceladas por 30 dias. Atividades de acolhimento e serviços de convivência realizados pela assistência social também foram interrompidos pelo mesmo período.

Clubes sociais, igrejas e entidades privadas também estão revendo as atividades. O Clube dos Casados divulgou nota informando a paralisação sem previsão de retorno.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde para o paciente com sintomas  de infecção devem procurar a Vigilância Epidemiológica ou departamento de Atenção à Saúde do município (3054-7518 ou 3434-0395) de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Também está disponível o serviço de plantão (99718-4289 todos os dias, até às 22h. Após, pelo fone 150 - Serviço de Referência Estadual.

As medidas são preventivas, já que não há casos suspeitos ou confirmados da doença em Viamão.

 

Gravataí

 

Gravataí anunciou na sexta-feira (13) o cancelamento de eventos coletivos com a presença de 50 ou mais pessoas por 30 dias. Durante a tarde desta segunda-feira (16), equipes do gabinete do prefeito e das secretarias de Saúde e Educação participam de reunião para avaliar a adoção de outras medidas. A expectativa é pela suspensão das aulas na rede municipal.

O prefeito Marco comunicará as decisões tomadas através do Facebook. A transmissão ao vivo está agendada para as 18h15min

 

Escolas estaduais

 

O governador do Estado anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (16), que as aulas da rede pública estadual serão suspensas a partir de quinta-feira (19). Eduardo Leite ainda recomendou que a ação seja seguida pela rede privada.

 

Universidades e escolas particulares da região

 

Universidades da região confirmaram a suspensão das aulas. A Ulbra Gravataí anunciou a parada até 31/03. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) cancelou por três semanas as aulas da graduação e da pós-graduação. A Cesuca Cachoeirinha, por tempo indeterminado, só realizará aulas online. A Facensa Gravataí mantém aulas, conforme contato feito no início da tarde desta segunda-feira.

 Entre as escolas de Gravataí, Gensa, Dom Feliciano, Dora Dimer, Sesi e Adventista seguem recebendo alunos. Todas informaram que comunicarão por redes sociais e enviarão ofícios aos pais ou responsáveis em caso de suspensão das atividades.

Em Cachoeirinha, a Escola Adventista cancelou aulas por tempo indeterminado. Inedi tem reunião para discutir o assunto e os pais serão avisados por redes sociais e mensagens entregues aos estudantes. A Santa Helena (São Matheus) segue as aulas normalmente.

 

Medidas emergenciais no Rio Grande do Sul

 

- A determinação para que pessoas com sintomas ou que tenham retornado de viagem sejam encaminhados para teletrabalho foi estendida para os servidores com mais de 60 anos e para servidoras grávidas.

- Trabalhadores da saúde e segurança pública e administração penitenciárias que estavam em férias serão reconvocados.   

- Também foram suspensos os recadastramentos de servidores aposentados e pensionistas para a chamada prova de vida. O prazo está adiado pelo prazo de 120 dias. 

 

 

Prefeito de Cachoeirinha anuncia medidas

 

 

Relato de uma brasileira sobre o covid-19 na Itália

 

 

Últimas Cotidiano

Crise do coronavírus
Idosos com 81 anos já podem se vacinar contra a COVID-19 em Viamão. Sexta é a vez de quem já completou 80
Crise do coronavírus
Começa a vacinação de idosos com 82 anos ou mais em Viamão
Crise do coronavírus
Fiscalização da Prefeitura autua mercados que descumprem decreto da bandeira preta
Crise do coronavírus
Vacinação de idosos nas Unidades Básicas a partir desta semana - confira locais, datas e faixas etárias; Postos também oferecem testes e atendimento exclusivo para casos suspeitos de COVID-19
Crise do coronavírus
Madrugada dos negacionistas: Brigada Militar e fiscalização da Prefeitura encerram festa clandestina em Viamão
Crise do coronavírus
Com RS em bandeira preta, Corsan suspende atendimento presencial nas agências
Crise do coronavírus
RS em bandeira preta: Governo do Estado autoriza construção civil, serviços domésticos e cultos religiosos com limitação menor - Bonatto detalha regras em Viamão
Crise do coronavírus
Bonatto quer lei para responsabilizar cidadãos e empresas que descumprirem medidas sanitárias; A COVID-19 levou 291 vidas em Viamão
Celebração
Shows online celebram os 110 anos da Escola Técnica de Agricultura de Viamão
Crise do coronavírus
Prefeitura interdita estabelecimentos que descumprem o decreto da pandemia; Chama no ’ZAP’ e denuncia o negacionismo
Crise do coronavírus
Presidente de honra do MDB Sarico Moura está internado com COVID-19; Estado de saúde é considerado grave
Seu bolso
Quem pagar o IPTU até 26 de fevereiro aproveita 15% de desconto; Viamão é a ’capital da inadimplência’

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS