Sabado, 08 de AGOSTO de 2020

Publicidade

Facebook

Urgente

Primeiro caso de coronovírus em Viamão é confirmado

por Cristiano Abreu | Publicada em 21/03/2020 às 00h| Atualizada em 30/03/2020 às 11h13

A prefeitura de Viamão tornou público neste sábado (21) que o primeiro caso de infecção por coronavírus em um morador da cidade está confirmado. A informação foi liberada pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COES).

De acordo com o comunicado oficial, trata-se de um idoso, com histórico de viagem internacional, que coletou material para exames no dia 18 de março. Paciente e familiares estão em isolamento domiciliar e seguem monitorados. As identidades, idades e as condições de saúde do grupo não serão divulgadas.

Leia o boletim na íntegra aqui.

A secretaria da Saúde do RS (SES) foi notificada, mas ainda não atualizou o boletim epidemiológico estadual com o caso local. Oficialmente, o município tem quatro pacientes sob investigação. Outros três casos foram descartados pelo COES local, conforme boletim divulgado às 10h deste sábado (21). 

Quem tiver qualquer um dos sintomas (febre, tosse, coriza, dor de garganta, congestão nasal, produção de escarro ou dificuldade para respirar), a prefeitura orienta que seja acionada a Vigilância Epidemiológica ou o Departamento de Atenção à Saúde, pelos números 3054-7518 3434-0395, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; 0800 642 4440, das 7h às 19h; pelo fone 150, após às 19h; e (51) 99718-4289 - todos os dias, até 22h.

 

Isolamento é fundamental neste momento

 

A prefeitura não concedeu entrevista após confirmar a presença do covid-19 no município. O comunicado oficial reforçou o pedido para que a população siga as orientações e se mantenha em casa, saindo somente para atividades essenciais. Isolamento social e a adoção de regras de etiqueta respiratória e higiene são armas importantes para que a circulação e a propagação do vírus pela cidade sejam evitadas.

 

 

Medidas para o enfrentamento do corona

 

Nesta sexta-feira, a prefeitura de Viamão decretou situação de calamidade, restringiu o funcionamento do comércio por 15 dias e determinou normas para a higienização do transporte coletivo e particular de passageiros. As aulas estão suspensas até o dia 29 de março.

Confira:

Comércio: apenas serviços considerados essenciais continuarão operando. A publicação cita farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, padarias, mercados, supermercados, agências bancárias, postos de combustíveis, restaurantes e espaços de alimentação poderão seguir abertos.

Transporte: nos veículos, deve ser realizada a limpeza com álcool em gel 70% de superfícies e outras áreas de contato de colaboradores e passageiros. A frequência é a cada viagem para operações individuais e, no mínimo, uma vez ao dia nos carros coletivos. Os equipamentos de bilhetagem eletrônica precisam ser higienizados a cada utilização.

As empresas devem orientar os funcionários sobre a importância dos hábitos de higiene, como a correta lavagem das mãos. Para os veículos do transporte coletivo, há a imposição da manutenção de janelas e alçapões abertos.

Nenhuma disposição sobre a lotação dos veículos foi publicada.

 

Decreto estadual reduz horário de postos de combustíveis e proíbe abertura aos domingos

O governo estadual, em decreto publicado na noite da sexta-feira (20), determinou que a abertura de postos de combustíveis ocorerrá apenas de segunda a sábado, das 7h às 19h. Aos domingos, não é permitido o funcionamento. Lojas de conveniência devem ser mantidas permanentemente fechadas.

 

Previna-se

O ministério da Saúde criou uma página especial com informações de prevenção. O material traz dicas de higiene, etiqueta respiratória, responde dúvudas frequentes, disponibiliza telefone para informações e desmente a maioria das fakenews que circulam pelo país. Confira a página clicando aqui.

 

Cuidados

 

- Na hipótese de suspeita de contágio, a primeira orientação é para que o paciente procure um médico e mantenha repouso em casa até o término dos sintomas.

- É fundamental reforçar hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento do chimarrão e colocar em prática a etiqueta respiratória, como tossir cobrindo o nariz e a boca com um lenço descartável ou na dobra do braço.

 

Sintomas

- O quadros de coronavírus geralmente são semelhantes aos de uma gripe.

- Em torno de 15% dos casos evoluem para um patamar de maior gravidade, exigindo internação hospitalar. 

- Geralmente, pessoas com outras doenças e sistema imunológico comprometido são as mais afetadas.

 

 

Leia mais:

 

Viamão decreta situação de calamidade pública e apresenta medidas para o transporte

Decreto fecha comércio em Viamão - a partir de agora, somente serviços essenciais podem operar

O cavalo de Tróia que atravanca o gabinete do Russinho na pior crise da saúde da história de Viamão

Um remédio amargo para a saúde do comércio de Viamão​

Aulas suspensas e atenção máxima: o resumo do dia em que o corona começa a parar a região

Coluna da Ana D´Avila: o apocalipse do corona

’Lava Jato de Viamão’: os diálogos entre o prefeito e o vereador

 ’Lava Jato de Viamão’ bloqueia 15 milhões em bens de prefeito e réus; leia diálogos 

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS