por Redação, com informações da prefeitura de Viamão | Publicada em 23/03/2020 às 00h| Atualizada em 24/03/2020 às 23h23
Imunização será aplicada em 10 regiões da cidade. No município, campanha será dividida em três fases e a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário.
Por recomendação do Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação contra a influenza foi antecipada em Viamão. A partir desta segunda-feira (23), oito postos de saúde estarão aplicando a vacina, das 9 às 16h, sem fechar ao meio-dia. Três equipes estarão no Calçadão Tapir Rocha (Centro), na Praça da Santa Isabel (Av. Liberdade) e na unidade móvel no Castellinho, nos dias 24 e 25, no mesmo horário.
De acordo com a secretaria municipal da Saúde, o calendário, que vai até 22 de maio, foi dividido em três fases.
- 1ª FASE - A partir desta segunda-feira, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde.
- 2ª FASE - A partir do dia 16 de abril, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos estão autorizados a se vacinarem na rede pública de saúde.
- 3ª FASE - A última fase, que vai de 9 até 22 de maio, tem como prioridade crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de condições especiais.
Unidades de Saúde que estão oferencendo a imunização - das 9h às 16h:
- Centro
- São Lucas
- Augusta Meneghini
- Vila Elsa
- Águas Claras
- Capão da Porteira
- Itapuã
- São Tomé
DIA D
O Dia D de vacinação contra a gripe ocorrerá no sábado, 9 de maio.
Meta nacional
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. O Ministério da Saúde também esclareceu que as influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a campanha vacinação contra a gripe deve diminuir a situação endêmica dos vírus respiratórios no país. Por esse motivo, é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde.
Vacina não protege contra o coronavírus
Conforme o Ministério da Saúde, a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns que, dependendo da gravidade, pode levar à morte. Estar protegido das outras formas de gripe também auxilia os órgãos de saúde a descartarem influenza em diagósticos, agilizando a identificação e o início do tratamento contra o covid-19, em eventuais infecções por pacientes.
Todos contra o covid-19
Quem tiver qualquer um dos sintomas (febre, tosse, coriza, dor de garganta, congestão nasal, produção de escarro ou dificuldade para respirar), a prefeitura orienta que seja acionada a Vigilância Epidemiológica ou o Departamento de Atenção à Saúde, pelos números 3054-7518 e 3434-0395, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; 0800 642 4440, das 7h às 19h; pelo fone 150, após às 19h; e (51) 99718-4289 - todos os dias, até 22h.
O ministério da Saúde criou uma página especial com informações de prevenção. O material traz dicas de higiene, etiqueta respiratória, responde dúvudas frequentes, disponibiliza telefone para informações e desmente a maioria das fakenews que circulam pelo país. Confira a página clicando aqui.
Sintomas
- O quadros de coronavírus geralmente são semelhantes aos de uma gripe.
- Em torno de 15% dos casos evoluem para um patamar de maior gravidade, exigindo internação hospitalar.
- Geralmente, pessoas com outras doenças e sistema imunológico comprometido são as mais afetadas.
Leia mais:
Primeiro caso de coronovírus em Viamão é confirmado​
Viamão decreta situação de calamidade pública e apresenta medidas para o transporte
Decreto fecha comércio em Viamão - a partir de agora, somente serviços essenciais podem operar
O cavalo de Tróia que atravanca o gabinete do Russinho na pior crise da saúde da história de Viamão
Um remédio amargo para a saúde do comércio de Viamão​
Aulas suspensas e atenção máxima: o resumo do dia em que o corona começa a parar a região
Coluna da Ana D´Avila: o apocalipse do corona
’Lava Jato de Viamão’: os diálogos entre o prefeito e o vereador
’Lava Jato de Viamão’ bloqueia 15 milhões em bens de prefeito e réus; leia diálogos
Cristiano Abreu
Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]
Rafael Martinelli
Editor
[email protected]
Roberto Gomes
Diretor
[email protected]