Quinta-feira, 04 de JUNHO de 2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Crise do corona

Afinal, o comércio abre ou não? CDL revela o que foi pedir ao prefeito Russinho

por Cristiano Abreu | Publicada em 30/03/2020 às 00h| Atualizada em 07/04/2020 às 23h27

Na manhã desta segunda-feira (30), dirigentes do comércio e da Indústria estiveram reunidos com o prefeito Russinho. Na pauta, a polêmica reabertura do comércio de Viamão. O encontro não resultou em nenhuma mudança nos decretos em vigor, permitindo somente o funcionamento de serviços essenciais, mas as entidades seguem esperançosas em um retorno positivo da prefeitura.

O presidente da CDL Viamão, Milton Pires, entregou a Russinho um documento com as reivindicações da entidade baseada no entendimento da maioria dos seus associados. A proposta, que ficou de ser avaliada até quarta-feira, pede a flexibilização da posição da prefeitura.

 

O que diz a prefeitura

 

A prefeitura de Viamão não se manifestou sobre o encontro. O presidente Milton Pereira revelou que o prefeito deixou claro que toma decisões alinhadas com as decisões da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal).

 

Leia a carta da CDL Viamão

 

Em vista da grave crise de saúde pública com reflexo direto na vida social e econômica do município, atingindo diretamente a classe lojista e empresarial de Viamão, principalmente os pequenos varejistas e micro empreendedores, que formam a maioria, portanto a base empregatícia de Viamão, segue as seguintes sugestões para deliberação do Sr. Prefeito, a quem cabe a responsabilidade de alterar a difícil situação que se encontram nossos associados e demais empreendedores locais:
- Abertura imediata do comércio em geral / tendo como parâmetros de atendimento todas as regras já estabelecidas pelas autoridades da Saúde. Seguindo rigidamente todos os protocolos de atendimento e pós Atendimento. Respeitando a orientação dos órgãos de saúde de preservar da convocação os funcionários do grupo de Risco do Covid-19.
- Abertura total do comércio local com Restrições de Horários e número de colaboradores / atendimento de no máximo 6 horas de atividade para o público externo. Com a convocação de 50% do quadro de funcionários. Respeitando a orientação dos órgãos de saúde de preservar da convocação os funcionários do grupo de Risco do Covid-19.
-Abertura parcial do comércio local – abertura com portas fechadas, com controle individual do acesso de clientes por metro quadrado. Com orientações e barreiras físicas: exemplo cortinas plásticas nas entradas das lojas.
-Abertura restrita do comércio local – atendimento interno feito apenas por seus proprietários ou gerentes. Equipe reduzida e clientes com atendimento individualizados, de preferência com horários pré-agendados.
Desta forma, Sr. Prefeito Valdir Elias – Russinho, procuramos desta colaborar para que haja uma reavaliação da real situação epidêmica da cidade de Viamão. Respeitamos todas as opiniões adversas , mas acreditamos que os números e fatos correspondentes a pandemia incidentes em Viamão devem ser levados em conta, bem como as consequências reais de uma convulsão social criada a partir de dados e números relacionados ao Covid 19, que não necessariamente correspondem a nossa realidade. Estamos ultrapassando os críticos 10 primeiros dias, e , em nossa cidade, que não é a capital, nem sequer uma cidade turística, mostra-se equilibrada evolução deste novo Coronavírus.

 

 

LEIA TAMBÉM

Empresários descumprem liminar e realizam carreata pela reabertura do comércio em Viamão

Fake news ’do borracheiro’ é usada para desacreditar números de coronavírus

Viamão tem segundo caso confirmado de covid-19

Brasil registra 4.256 casos confirmados de coronavírus e 136 mortes da doença

Ministério Público determina a suspensão total de missas e cultos no Estado

Clique aqui para ler outras notícias sobre o coronavírus no site do Diário de Viamão

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
cristiano@grupocg.com.br

Rafael Martinelli

Editor
rafael@grupocg.com.br

Roberto Gomes

Diretor
roberto@grupocg.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS